Que os implantes de titânio são sinônimo de sucesso, a gente tem certeza! Sua tecnologia, criada na Suécia há mais de 60 anos, possibilitou altíssimos índices de sucesso na Implantodontia.
Mas você sabe os motivos pelos quais eles são considerados tão seguros e eficientes? Contamos com a ajuda do Dr. Raimundo Thompson, mestre em Implantodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System, para falar sobre as características, aplicações e diferenciais do metal que revolucionou a Implantodontia.
Com vocês, Brånemark: o grande nome da Odontologia
Os implantes de titânio surgiram na década de 1960, pelas mãos do médico e pesquisador Per-Ingvar Brånemark.Ele investigava a microcirculação sanguínea em tíbias de coelho com ajuda de uma câmara de observação em titânio, quando percebeu que o metal e o osso se integravam perfeitamente. E o melhor: em um processo à prova de rejeições!
A partir dessa constatação, Brånemark desenvolveu cilindros personalizados para serem implantados na tíbia de coelhos e cães. Estes, mais tarde, tornaram-se uma base segura, modificada e otimizada para receber próteses fixas de longa duração em maxilas e mandíbulas humanas. Foi em 1965 que Brånemark colocou seu primeiro implante dentário de titânio em um voluntário humano.
Antes dessa (revolucionária!) descoberta, os implantes dentários tinham altos índices de rejeição, pois eram fabricados com compostos metálicos que podiam causar infecções e atrapalhar a reconstituição das funções bucais, como a mastigação.
Vantagens dos implantes de titânio
Para começar, duas coisas importantes: o titânio é um metal não alergênico e também biocompatível, o que significa que o sistema imunológico não o reconhece como “invasor”, mas sim como um elemento amigável. Isso, além de garantir sua total integração ao osso (no processo da Osseointegração), ainda evita a ocorrência de infecções ou processos inflamatórios no organismo.
Não à toa, este metal tem sido usado há anos também em outros dispositivos médicos, incluindo válvulas cardíacas, quadris artificiais e parafusos ósseos.
Os implantes dentários em titânio oferecem diversos benefícios, como:
- A capacidade de se incorporar ao osso: processo conhecido como osseointegração, como falamos mais acima, o titânio se integra perfeitamente ao tecido ósseo, tornando-se uma parte dele.
- São resistentes e duradouros, porém leves: o titânio é extremamente resistente e ainda mais leve do que as ligas de ouro, por exemplo, o que o torna ideal para garantir restaurações dentárias confortáveis, eficazes e seguras.
- É um metal de baixa condutividade térmica: isso reduz o risco de dores ou sensibilidades dentárias associadas a mudanças drásticas de temperatura.
- Desenvolvem uma proteção natural: após o procedimento cirúrgico, ao entrar em contato com o oxigênio, os implantes de titânio criam espontaneamente uma camada chamada de Óxido de Titânio, que protege sua superfície contra processos oxidativos e corrosivos. Ou seja, mesmo em contato com os líquidos do organismo, o implante mantém sua total integridade.
E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia como dentista. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.