Temas Técnicos

Remodelação óssea alveolar: casos clínicos!

Remodelação óssea alveolar: casos clínicos!

O tema de hoje merece toda a sua atenção! Afinal, é algo bastante discutido na Odontologia. Vamos abordar a remodelação óssea alveolar, processo fisiológico que ocorre após a extração de um dente, em razão de patogenias ou fraturas.

Você sabia que, nestas situações, os implantes dentários são uma excelente opção? Incrível, não é mesmo?! Para explorar o assunto, nada melhor do que contar com a ajuda de um especialista. Desta vez, convidamos o Dr. Fabio Azevedo, cirurgião-dentista e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. Vem conferir!

O que fazer após o início da remodelação óssea alveolar?

Segundo Azevedo, é preciso lançar mão de alguma técnica cirúrgica para a preservação da estrutura óssea. Estes métodos têm o objetivo de eliminar ou limitar o processo de reabsorção alveolar que ocorre após a extração do elemento dentário. Isso tem impacto positivo sobre a manutenção do contorno de tecidos moles e duros, ao ajudar a formação óssea dentro do alvéolo.

É comum, por exemplo, a inserção de enxertos ósseos após a remoção dos dentes e antes da colocação dos implantes. Essa conduta contribui para que a remodelação não aconteça de forma exacerbada e ajuda na preservação do máximo de volume ósseo e gengival. Sucesso, né? Nestas situações, podem ser utilizados materiais biológicos do próprio paciente ou, então, sintéticos e, em conjunto com eles, são inseridos tecidos conjuntivos, oriundos do palato.

Implantes após remodelação óssea alveolar

Existem várias técnicas para a preservação alveolar após exodontia, justamente para a manutenção de um rebordo adequado. Destacam-se, entre elas, os Implantes Imediatos, a Extração Atraumática e a Regeneração Óssea Guiada (ROG). Você já lançou mão de alguma delas?

Voltando para os implantes, o mais bacana é que, após realizar a cirurgia para a preservação dos rebordos, o implante pode ser instalado logo em seguida ou, então, após alguns meses. O recomendável, porém, é que este seja colocado logo após o procedimento, o que é possível quando há ausência de lesões ou infecções e existe integridade das paredes ósseas.

Vale destacar que o método do implante imediato visa o conforto do paciente (já que evita uma posterior cirurgia), ao mesmo tempo que mantém a estabilidade dos tecidos moles. E o melhor: esta técnica, com deslocamento do retalho mínimo ou, até mesmo, inexistente, tem sido aperfeiçoada, oferecendo benefícios estéticos e funcionais para a prótese.

Bom, já deu para notar que os implantes são mesmo ótima escolha para o tratamento dos casos de remodelação óssea alveolar… mas não acabamos por aqui! Para enriquecer seu repertório, o dr. Fabio Azevedo selecionou dois casos clínicos. Veja a seguir:

CASO: Dentes perdidos devido à trauma mecânico (acidente automobilístico), por Dr. Sergio Maia.

SOLUÇÃO: Implante Imediato por meio da técnica socket shield.

Paciente vítima de acidente automobilístico, com fratura radicular e óssea dos incisivos centrais superiores.

Após redução e estabilização do quadro agudo, foram planejados dois implantes imediatos por meio da técnica socket shield, com remoção parcial dos elementos dentários.

ANTES

Aspecto Inicial após estabilização do caso.

DURANTE

Odontosecção delicada para manter arquitetura gengival e óssea.

Remoção inicial da porção palatina da raiz, de forma atraumática com preservação de arquitetura e tábua óssea vestibular.

Implantes instalados após a redução do volume vestibular mantido da raiz.

Implante instalado com regeneração realizada.

Radiografia verificando manutenção dos tecidos, e posicionamento e assentamento da prótese.

DEPOIS

Caso finalizado, estética e estabilidade tecidual.

CASO: Paciente com reabsorção radicular dos dentes 11 e 21, por Dr. Sergio Lago.

SOLUÇÃO: Realizado planejamento de exodontia com instalação imediata de implantes Epikut Plus com provisionalização imediata.

Paciente do sexo feminino, 58 anos, compareceu a consultório particular para reabilitação dos dentes 11 e 21 que possuíam péssimo prognóstico. Foi realizada exodontia minimamente invasiva com instalação imediata de implantes Epikut e provisionalização imediata com cicatrizadores peek.

ANTES

Aspecto inicial, com alteração de contorno gengival e volume.

Exodontias minimamente traumáticas realizadas objetivando manutenção dos tecidos ósseo e gengival.

DURANTE

Paralelismo e posicionamento sendo checado.

Sutura realizada com cicatrizadores em posição e enxerto de tecido conjuntivo estabilizado.

Perfil de emergência com tecido estabilizado.

DEPOIS

Coroas finalizadas.

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia como dentista. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações