Fundamental na vida de todo implantodontista, o kit cirúrgico reúne todas as ferramentas necessárias para a instalação do implante dentário. O importante é ressaltar que todos os instrumentos devem ser limpos e esterilizados antes da primeira utilização. Afinal, o kit cirúrgico não é estéril no momento da entrega, tá?
E, obviamente, após cada procedimento, os equipamentos devem ser devidamente higienizados.
Por isso, convidamos o Dr. Sergio Lago, Implantodontista, Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System, para falar sobre como funciona esse processo.
Antes de tudo, desmonte seu kit
O primeiro passo necessário para a higienização do seu kit cirúrgico é tirar todos os instrumentais de dentro do kit e higienizá-los, individualmente, com detergente enzimático, um detergente especial de uso odontológico e hospitalar que realiza a dissolução de materiais orgânicos, como sangue, secreções e resíduos de tecidos orgânicos. O produto é facilmente encontrado em fornecedores de insumos odontológicos.
E agora, a limpeza!
Os instrumentos devem ficar mergulhados por, pelo menos, cinco minutos na solução de detergente enzimático. Para definir a proporção, confira sempre a orientação do fabricante.
Porém, o próximo passo é esfregar bem cada peça, individualmente, com a ajuda de escovas de cerdas finas. E vamos combinar que, nessa etapa, é necessário dar uma atenção especial para as fresas, que, justamente por seu formato helicoidal, podem esconder material biológico entre as suas espirais.
O torquímetro presente nos kits também deve ser higienizado seguindo esse mesmo processo e é importante desmontá-lo previamente, evitando que qualquer umidade se acumule entre as peças e possa criar ferrugem ou desgaste nas ferramentas.
Higienizou e enxaguou as peças? Agora vem a secagem!
O terceiro passo que demanda bastante atenção e paciência é a secagem. O processo é realizado com um pano macio limpo e cada peça deve ser seca, individualmente, com o cuidado de que nenhuma cavidade permaneça úmida.
Mas sabia que no mercado já existem alguns secadores instrumentais que podem facilitar muito esse processo? Eles utilizam uma tecnologia muito parecida com a das famosas airfryers, utilizando ar quente para a secagem do kit, de forma rápida e prática.
Por fim, utilize a autoclave
Após todos estes procedimentos, o kit está finalmente pronto para ir para a autoclave e ser esterilizado.
Ah, uma dica imprescindível: as peças do kit que não foram utilizadas precisam passar pelo processo de higienização completo já que o contato (mesmo que mínimo) com instrumentos que foram utilizados pode gerar contaminação.
E aí, gostou deste artigo? Então, compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia, no consultório.