Fazer com que os Pacientes se sintam felizes e confiantes deve ser a prioridade número um do Dentista. Afinal, sem os Clientes, não existe consultório.
Convidamos o Dr. Fábio Guerra, Mestre em Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System, para dar dicas valiosas sobre como fazer o Paciente ter máxima adesão ao tratamento proposto.
Estabeleça um vínculo de confiança e tenha empatia
Uma das principais razões para o Paciente se sentir desestimulado ao longo do tratamento é a insegurança. Sabia que o momento chave para criar uma relação de confiança com o Cliente é logo na primeira consulta, assim que os problemas são identificados?
Por isso é essencial que o Dentista esteja preparado para dar um diagnóstico preciso e oferecer um tratamento adequado.
Anota aí: é fundamental apresentar uma proposta de tratamento clara e livre de incertezas que possam preocupar o Cliente.
Tem mais: vale reservar um tempo para fazer anotações sobre suas conversas e acompanhar os Pacientes também em assuntos de interesse pessoal. Que tal perguntar a eles como foi o fim de semana ou como estão se saindo no novo emprego?
Lembrar detalhes sobre seus Pacientes fará com que eles se sintam especiais, e quem não gosta de se sentir assim? Essa conexão cria um sentimento de lealdade. Você pode lembrar, por exemplo, que o Paciente tem uma viagem programada muito em breve ou, então, aspectos de sua rotina como profissional ou pessoal, como algo relativo a seus filhos ou netos. Dessa forma, você não é mais apenas um Dentista, mas, sim, alguém que se preocupa com eles. Faça essa aposta!
Seja detalhista e cuidadoso nas explicações
O conhecimento técnico do Dentista é uma importante ferramenta para deixar os Pacientes mais confiantes quanto à adesão do tratamento. Isso acontece, porque, muitas vezes, as pessoas escutam mitos sobre procedimentos odontológicos, e, assim, podem acabar se assustando. Especialmente na era de uso massivo das redes sociais.
Portanto, é fundamental que o Dentista apresente seus conhecimentos de uma forma simples e didática, que possa ser facilmente compreendida pelo Paciente.
Vale também apostar em consultas mais longas, para que o Paciente tenha a chance de esclarecer todas as suas dúvidas. Nada de ter pressa, combinado?!
Facilite o pagamento
Sabemos que um tratamento odontológico pode ser oneroso e este é um fator que, em algumas situações, faz com que o Paciente fique desestimulado em seguir adiante com os procedimentos. É importante que o Dentista ofereça modalidades de pagamento facilitado, como pagamento via cartão de débito, Pix ou parcelamentos no cartão de crédito.
O desconto no pagamento à vista é também uma aposta vencedora, afinal, todo consumidor gosta desse estímulo.
Faça o Paciente entender porque é importante cuidar da saúde bucal
Explicar a importância da boa saúde bucal e falar sobre como os problemas odontológicos podem afetar o organismo como um todo também são boas estratégias para aumentar a adesão aos tratamentos. Ah, e não se esqueça de aconselhar seu Cliente quanto à prevenção das desordens bucais, o que inclui bons hábitos de higiene e visitas regulares ao dentista.
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