Faixa salarial de um auxiliar de dentista
A remuneração varia de acordo com a região do Brasil. No entanto, a estimativa atual está entre R$1.000 e R$2.500. O auxiliar de dentista pode ganhar até mais se for certificado e registrado junto aos conselhos regional e federal de odontologia. Veja os demais direitos trabalhistas segundo a CLT:- 13º salário – geralmente, é pago em duas vezes. A primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro, proporcionalmente aos meses trabalhados no ano.
- Férias – pagamento do salário e mais um terço do valor.
- Vale transporte – valor obrigatório que deve ser pago mensalmente. Mas, você pode descontar do salário do funcionário até 6% do valor mensal do benefício. Entretanto, se o valor total for inferior aos 6% de desconto, o funcionário, se quiser, pode arcar com o custo total e dispensar o vale transporte.
- Vale alimentação – não é obrigação da clínica odontológica. Mas, geralmente, isto é definido por uma convenção trabalhista disponibilizada pelo sindicato.
- Plano de saúde – não é obrigatório, exceto se for determinado em convenção coletiva da categoria. Mas, fique atento: uma vez concedido, passa a ser obrigatório, pois se torna direito adquirido.
Como calcular encargos sociais do auxiliar de dentista?
INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – a quantia que deve ser paga para o INSS pela clínica odontológica é de 20% do salário, caso esteja no regime de tributação do Lucro Presumido, Lucro Real e no Anexo IV do Simples Nacional. Além disto, ela deve pagar entre 1% e 3% de risco de acidente de trabalho (RAT), percentual que é multiplicado pela alíquota de 0,5% a 2% do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Há também uma contribuição de 5,8% para terceiros, que é destinada ao Sesi, Senai e Sebrae.- Resumindo: a parte do INSS que deve ser paga pela clínica pode chegar até 35% do salário. O empregado também contribui com 8% a 11% de acordo com a remuneração.
- Atenção: em caso de demissão sem justa causa pela clínica, uma multa rescisória de 50% sobre o valor integral depositado deve ser paga, sendo que 40% do valor será pago para o profissional e 10% para o governo.
Referências
- http://blog.cursoasb.com.br/qual-a-faixa-salarial-de-um-auxiliar-de-saude-bucal/ – acessado em 14/05/2018
- https://www.dsgadvogados.com.br/dsg-news/plano-de-saude-da-empresa-e-obrigatorio/ – acessado em 14/05/2018
- https://www.jornalcontabil.com.br/funcionario-quais-sao-os-custos-e-impostos-para-contratar/ – acessado em 15/05/2018