Todo profissional liberal (incluindo os Dentistas) deve ter um planejamento financeiro estruturado, para se antecipar às barreiras e oportunidades que possam surgir no caminho. Principalmente em ambientes de grande volatilidade, como tem sido o cenário econômico do Brasil nos últimos tempos.
Esse planejamento é indispensável para garantir maior tranquilidade na fase de aposentadoria. Por isso, naturalmente, muitos profissionais têm dúvidas sobre quais são os melhores tipos de investimentos. Afinal, essa é uma área cheia de informações que, acima de tudo, exigem adequação a cada caso.
Para nos ajudar a entender mais sobre esse universo, convidamos o Dr. Paco Fazito, Especialista em Endodontia, Mestre em Administração de Empresas e Especialista em Investimentos CEA, além de Ambassador da S.I.N. Implant System.
Antes de tudo, é preciso ter segurança!
Por ser um profissional autônomo, o Dentista normalmente depende da sua força de trabalho para gerar receita. Por isso, antes de investir, o profissional deve tomar alguns cuidados para colocar suas contas em ordem e se proteger de possíveis contratempos.
Portanto, é fundamental que, antes de qualquer coisa, o Dentista garanta uma reserva de emergência e um seguro para proteger seu patrimônio.
Basicamente, esses dois fundos servem para que, na ocorrência de qualquer imprevisto, o profissional possa agir com mais tranquilidade e não precise desaplicar recursos investidos, o que desestabiliza seus investimentos.
Ah, e é imprescindível que o Dentista tenha todos os seus gastos e investimentos muito bem organizados. Isso permite ter uma visão abrangente de suas entradas e saídas, com a finalidade de sempre manter as contas em equilíbrio.
Uma das questões mais importantes de quem trabalha como autônomo diz respeito a estar preparado para os meses em que o ganhos são menores, até mesmo por questões sazonais. No caso dos Dentistas, por exemplo, dezembro e janeiro costumam ser meses em que o número de consultas fica bem reduzido. Dessa forma, é preciso estar preparado para esse período, acumulando mais reservas nas épocas em que os ganhos são mais expressivos.
Obviamente este é apenas um dos cenários que geram dúvidas entre os Dentistas empreendedores. Para dar um direcionamento nesses assuntos, o Dentista deve contar com a consultoria de um planejador financeiro, e essa ajuda pode ser temporária, ao longo de determinado tempo, ou fixa, a depender das demandas do profissional.
Conhecendo os melhores investimentos para Dentistas
Em geral, os produtos de renda fixa, modalidade na qual o investidor oferece capital para uma instituição financeira ou governo e recebe uma remuneração fixa por determinado período são excelentes apostas. Entre esses investimentos, que são considerados mais conservadores e seguros, estão os CDBs e os títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA.
Com investimentos dessa natureza, o Dentista garante uma maior previsibilidade com relação ao quanto terá de retorno a partir do investimento realizado. Por serem ligados à taxa fixa de juros, dá para afirmar que o momento para investimentos desse tipo é altamente favorável. Isso por conta da taxa Selic está alta, o que garante mais retorno para esses produtos de menor risco.
Já investir em fundos de renda variável, como ações na bolsa de valores e Fundos Imobiliários, envolve maior risco. Esse tipo de investimento é mais recomendado para investidores mais ousados e com maior experiência. Visto que o rendimento desses produtos é imprevisível e depende de transações que oscilam conforme as condições do mercado.
Como traçar um perfil de investidor?
Agora você já sabe: os investimentos de renda fixa são mais seguros e previsíveis. Já que o investidor sabe, de antemão, quanto eles renderão, além de apresentarem menos riscos.
Já os de renda variável podem ser mais lucrativos, porém necessitam de um maior conhecimento sobre o mercado e suas variações, além de, muitas vezes, necessitarem de um prazo maior para começar a render.
Para descobrir seu perfil de investidor e quais produtos são mais recomendados, o ideal é que o Dentista procure profissionais especializados em investimentos. Eles precisam ser isentos de conflitos de interesse (ou seja, que atuem de forma independente, não vinculados a instituições), para que possamlhe auxiliar. O mercado é volátil e, para acertar nos investimentos, muitas vezes, é preciso ficar de olho em todas as movimentações e ter um estudo maior sobre finanças. Por isso, nada melhor do que o Dentista, que já possui um dia a dia atribulado, procurar profissionais capazes de fazer essa gestão da forma mais assertiva possível.
E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.