Iniciando os atendimentos: O que fazer para ter a melhor experiência possível?
Você tem qualidade nos serviços, uma localização conveniente e preços acessíveis, até aí tudo bem, mas isso tudo não é suficiente, afinal, é preciso, acima de tudo, fornecer uma ótima experiência odontológica aos Pacientes.
E isso pode ser, especialmente, desafiador se for seu primeiro dia de atendimento, mas está longe de ser um bicho de sete cabeças. Convidamos a Dra. Cindy Dodo, Especialista em Implantodontia, Doutora em Reabilitação Oral e Embaixadora da S.I.N. Implant System, para compartilhar algumas dicas valiosas.
Respire fundo
É completamente normal ter a ansiedade exacerbada no primeiro dia de consultório. Mas lembre-se: você estudou muito para chegar até aqui e tem segurança e conhecimento suficientes para atender o público. Por isso, procure manter o nervosismo sob controle.
Existe, inclusive, um exercício de respiração simples e rápido que pode ser muito útil, quando feito nos momentos que antecedem os atendimentos. Consiste em respirar contando até 4, segurar o ar por 2 segundos e, em seguida, soltar o ar contando até 4 novamente. Essa prática acalma pensamentos ansiosos e te deixa mais conectado com a realidade. Faça essa aposta!
Elabore um roteiro
Aquela sensação de “o que eu faço agora?” também costuma ser muito comum nos primeiros dias de consultório. Por isso, uma dica de ouro nesse sentido é escrever um roteiro, com o passo a passo de tudo que deve ser feito.
Além de deixar o Dentista mais confiante de que não haverá esquecimentos, dessa forma também, é certo que os procedimentos não terão suas ordens trocadas. Ah, quanto mais minucioso for o roteiro, melhor…então, não tenha medo de colocar até as coisas que parecem óbvias.
Crie um ambiente relaxante
Não é segredo que a maioria das pessoas não gosta de ir ao Dentista e que, muitas vezes, elas se sentem ansiosas ou desconfortáveis. Para ajudar seus Pacientes a superarem esses sentimentos negativos, é preciso proporcionar um consultório confortável e acolhedor. Assentos aconchegantes, bebidas relaxantes (como água saborizada e chás) e músicas que tranquilizam são a combinação perfeita. Com o Paciente mais tranquilo, você, naturalmente, ficará mais confiante durante o atendimento.
Aposte no atendimento humanizado
Certa vez, o Psiquiatra e Psicoterapeuta Carl Jung disse: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”.
Este tópico é sobre isso. Todo Paciente traz consigo uma história, problemas e dúvidas. Por isso, é essencial que os futuros Dentistas consigam vencer a timidez e praticar uma comunicação empática com seus Clientes.
Então, não se esqueça de recebê-los de forma acolhedora, perguntando como eles estão se sentindo e qual problema os trouxeram até o consultório. Tome o tempo que precisar para fazer uma anamnese cuidadosa e conhecer mais sobre seu Paciente e não se esqueça de aproveitar para dar dicas de saúde e higiene bucal. Tudo isso torna o atendimento humanizado e tudo vai fluir, naturalmente, de forma positiva para os dois lados.
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