Como superar as expectativas do Paciente no tratamento com implantes dentários?
No Brasil, são colocados cerca de 800 mil implantes por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO). Um número bastante considerável, que traz pertinência a uma pergunta: quais ações o Dentista pode ter para superar as expectativas de cada um desses Pacientes?
Confira, a seguir, as dicas valiosas da Dra. Cindy Dodo, Especialista em Implantodontia, PhD em Reabilitação Oral e Ambassador S.I.N. Implant System.
Confiança é a base de tudo
A relação Dentista e Paciente deve, antes de qualquer coisa, ser baseada na confiança. Por isso, é importante o Dentista praticar a escuta ativa e agir com empatia e acolhimento, atento a todas as dúvidas e necessidades do Cliente.
Vale lembrar: proporcionar uma experiência odontológica personalizada para cada Paciente eleva a confiança nos serviços do Dentista. Dessa forma, o tratamento tende a fluir bem.
Destaque os pontos fortes do tratamento com implantes
É muito importante que o Dentista exponha para o Cliente as vantagens do tratamento de implantes, considerado o procedimento mais eficaz para reabilitações dentárias. Vale citar que o tratamento pode durar por toda a vida e que os dentes ficam incrivelmente similares aos naturais, sendo que a higienização é a mesma destes.
E que os implantes restituem totalmente a função mastigatória e o sorriso perfeito, exercendo importante papel na autoestima e socialização dos Clientes, que ficam livres de constrangimentos ao sorrir.
Dentistas que estão comprometidos em atender às necessidades de seus Pacientes e que oferecem implantes como a melhor opção de tratamento em longo prazo podem alcançar uma grande excelência pessoal e profissional.
Padrão ouro no pós-operatório
E aqui, a confiança entra novamente em jogo. É fundamental que o Dentista esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que o Paciente possa ter, seja com relação ao procedimento realizado, ao uso de medicações ou ao que está por vir. Nesse sentido, vale contar com a ajuda da equipe do consultório, para que nenhum detalhe sobre cada Paciente seja esquecido.
Afinal, assim como em muitas áreas, as habilidades de gerenciamento e comunicação na Implantodontia são esforço de um time organizado e eficiente.
É interessante investir tempo no treinamento da equipe para garantir que todos os membros entendam e valorizem os implantes dentários, ajudando a garantir um monitoramento eficaz sobre a situação de cada Paciente.
Pratique a Odontologia humanizada
A humanização na Odontologia tem como objetivo oferecer aos Pacientes um atendimento empático e acolhedor, no qual suas inseguranças e medos são compreendidos, bem como seus desejos respeitados.
Mas a Odontologia humanizada não está restrita à relação entre Dentista e Paciente. Ela também engloba iniciativas para melhorar a experiência do Cliente, como colocar música ambiente, ligar o aromatizador com essências calmantes, oferecer um chá, e a positividade e o entusiasmo do Dentista devem marcar presença. Estas atitudes contribuem para que, ao invés de escutar do Paciente um “Deixe-me pensar sobre isso”, o Dentista escute “Parece ótimo. Quando podemos começar?”
E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.