Você já ouviu falar no ROI (Retorno sobre Investimento)? Este é um indicador financeiro que todo empreendedor deve conhecer. E nisso se inclui o Dentista. Afinal, o consultório requer investimentos contínuos para continuar funcionando. Além do aporte inicial, destinado a estruturas e materiais, é necessário prever orçamento para outras ações, como contratação de colaboradores, estratégias de marketing e aquisição de insumos.
Acima de tudo, para não fechar as portas, é essencial que o Dentista tenha clareza sobre os gastos e os ganhos do negócio, analisando e revisando constantemente os resultados. Nesse sentido, o ROI é uma métrica que permite direcionamentos mais adequados, contribuindo para a maximização dos lucros do consultório. Para explorar o assunto, convidamos o Dr. Paco Fazito, Consultor de Negócios e Mestre em Administração de Empresas e Ambassador da S.I.N. Implant System.
Por que o ROI é importante nos negócios?
Basicamente porque empresas inteligentes que gastam com sabedoria e monitoram de perto o ROI têm maiores condições de sobreviver a longo prazo. Algumas razões incluem:
Visão do orçamento: o cálculo do ROI pode fornecer uma visão mais clara sobre quais partes do seu negócio não estão apresentando um bom desempenho. Dessa forma, você pode tomar decisões mais informadas sobre onde concentrar seu orçamento.
Planejamento de negócios: o ROI pode ajudar o Dentista a entender onde seu negócio se destaca e onde pode melhorá-lo. Com análises detalhadas, é possível planejar o crescimento do empreendimento de forma mais eficaz e ter maior confiança em suas decisões.
Alinhamento com as expectativas do Cliente: acompanhar o ROI também pode ajudar o Dentista a atender às necessidades de seus Clientes. Quando ocorrem mudanças nesse quadro, certamente o ROI poderá diminuir; tendo realizado esse rastreio previamente, o Dentista consegue ter tempo suficiente para manejar de forma assertiva sua estratégia de negócios.
Calculando o ROI
Para calcular o ROI tanto de investimentos grandes, como montar uma clínica do zero, como daqueles menores, como viabilizar campanhas de marketing, o princípio é o mesmo.
A fórmula é simples: basta subtrair o investimento que você fez do seu lucro total e dividir pelo valor do investimento. Em seguida, multiplique o valor desse cálculo por 100 para obter uma porcentagem que simbolize o retorno sobre o investimento (ROI).
Por exemplo: caso o Dentista tenha feito uma campanha de marketing para impulsionar os resultados da sua clínica no valor de R$ 5.000 e tenha faturado R$ 15.000, o retorno do ROI vai totalizar 200% sobre o aporte financeiro realizado.
Limitações do ROI
Embora o ROI seja uma métrica útil, ele tem suas limitações. Uma das principais é que ele não leva em conta benefícios intangíveis, como reconhecimento da marca e fidelização do Cliente. Estes aspectos podem ser difíceis de quantificar, mas ao mesmo tempo podem ter um impacto significativo no sucesso global de um investimento.
Para superar essas limitações, as empresas podem utilizar outras métricas em conjunto com o ROI, para obter uma imagem mais precisa da eficácia dos seus investimentos, como, por exemplo, pesquisas de satisfação do Cliente e estudos de reconhecimento de marca.
Quando o ROI é bom?
Nas situações em que o cálculo do ROI resulta em um valor maior que zero, isso significa que houve ganho em relação ao valor investido, ainda que o resultado tenha sido pouco mais do que zero.
Vale lembrar, contudo, que é importante também considerar o tempo que o ROI levou para obter retorno, já que o ROI verdadeiramente eficaz é aquele que resulta em um ganho durante um curto período de tempo.
Por isso, antes de avaliar o ROI, é preciso considerar outros fatores, como o que é esperado do investimento e como foi seu desempenho. Portanto, a avaliação deste indicador não está submetida exclusivamente ao seu resultado e a ajuda de um consultor de negócios pode ser muito preciosa para o Dentista aprender a desenvolver um olhar 360º sobre o ROI.
E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.