A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais fundamental para que as empresas se mantenham relevantes e competitivas no mundo atual. E isso também vale para os consultórios odontológicos. Porém, assim como a transformação digital, implementar a sustentabilidade exige algumas mudanças operacionais no seu negócio, mas que valem todo esforço dispensado, pode apostar.
Convidamos o Dr. Samuel Aguiar, Mestre em Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System, para dar dicas sobre como ter uma clínica sustentável.
Por que apostar em sustentabilidade no consultório odontológico?
São vários os benefícios das práticas sustentáveis. Para começar, os Clientes se sentem mais estimulados a consumir produtos e serviços de organizações sustentáveis. Sabemos também que as práticas sustentáveis reduzem custos e aumentam os lucros, na medida em que a reciclagem faz parte desse universo.
Tem mais: praticar a sustentabilidade vai permitir que nosso planeta seja habitável para as crianças que crescem no mundo de hoje. Ser sustentável, em síntese, tem impactos positivos não somente para seu negócio, mas para toda a comunidade.
Aplicando as práticas sustentáveis no consultório!
O correto descarte do lixo deve ser uma preocupação dentro das clínicas e, para isso, que tal implementar a coleta seletiva? Ela nada mais é do que um sistema de recolhimento de resíduos que conta com uma classificação prévia de acordo com a origem do material.
Assim, cada material recebe uma cor que indica sua natureza, como vidro, plástico, metal, papel e resíduos orgânicos (que são aqueles que não podem ser reaproveitados, como restos de alimentos). Absolutamente todo o lixo descartado pode ser separado e não é difícil fazer a coleta seletiva. Basta ter lixeiras devidamente etiquetadas e informar toda a equipe do consultório sobre o procedimento, para que todos estejam cientes e possam orientar os Clientes.
va lembrar que o sistema de coleta seletiva é válido para as áreas comuns do consultório e que os resíduos biológicos, como algodão, gazes e agulhas com fluidos de pacientes, químicos (como o amálgama e o mercúrio) e radioativos (como equipamentos utilizados em radiografias) devem ser descartados de acordo com sua classificação de risco, válida para os serviços de saúde.
Mais algumas ideias
É fato que algumas atitudes simples podem fazer parte da rotina do consultório. Como, por exemplo, reduzir as impressões em papel, ao máximo, imprimindo apenas o que for realmente necessário. Os prontuários eletrônicos e as pesquisas de satisfação do Cliente online são boas formas de tornar seu consultório mais sustentável nesse aspecto.
Para água, café e chá, vale evitar o uso de copos plásticos, preferindo aqueles produzidos em materiais recicláveis, como papel e fibra de bambu. Além de ecologicamente corretos, estes copos têm uma aparência muito bonita, que certamente vai trazer mais charme ao seu consultório.
Tem mais: toda a equipe deve ser treinada no sentido de economizar energia, verificando se existem luzes ou equipamentos ligados sem necessidade.
E o uso de placas solares, por exemplo, pode reduzir substancialmente a conta de luz do consultório, além de garantir o uso de uma energia mais favorável ao ambiente.
Por fim, a Odontologia digital também ajuda muito, já que, com o uso de escaneadores 3D, a sua clínica não vai mais demandar materiais para moldagem.
Ah, e os softwares utilizados nos processos digitais também dispensam o uso de papel.
E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.