A perspectiva de ter que ir ao Dentista pode deixar muitas pessoas ansiosas e nervosas com relação à dor e ao desconforto causados pelo tratamento. De fato, não é incomum alguns Pacientes adiarem suas consultas até que apareça um incômodo muito forte causado por dor de dentes, por exemplo.
Por isso, fique sabendo: o ambiente do consultório tem papel fundamental para tranquilizar e acolher o Paciente. E pode, até mesmo, ser fator decisivo na hora da escolha pelo Dentista. Confira nossas dicas para tornar seu consultório odontológico confortável e atraente.
Sala de espera
Que tal criar um ambiente acolhedor para o Paciente que aguarda o procedimento? Vale apostar em poltronas macias e confortáveis e um sofá. Plantas e uma fonte de água também proporcionam relaxamento. Mas não só: a tradicional pilha de revistas é uma boa distração para o Cliente, assim como o chá ou um cafézinho. Todos os elementos mencionados ajudam a deixar uma pessoa ansiosa à vontade.
E, logicamente, a equipe de atendimento deve ser empática e amigável. Com tudo isso, é possível criar um ambiente altamente acolhedor, que vai impactar positivamente a experiência do Paciente.
Música relaxante
Esta ideia fala por si. Quem não gosta de escutar uma música suave e relaxante na sala de espera e durante o tratamento?
Para que o efeito da música seja ainda mais positivo, é preciso atentar para alguns detalhes: o volume não deve ser muito alto, as vozes devem ser suaves e as músicas não devem se repetir em um curto intervalo de tempo, combinado?!
Escolha das cores
Atualmente, a tendência é que os consultórios fujam do clássico ambiente hospitalar, com decoração e paredes predominantemente brancas, para criar, então, ambientes coloridos e cheios de vida. Nesse momento, é importante prestar atenção à psicologia das cores, ou seja, às sensações que cada cor desperta.
É bem simples: em geral, tons vermelhos devem ser sempre evitados, já que eles lembram sangue e podem ser um problema aos Pacientes com medo de Dentista. O ideal é apostar em tons de verde ou azul, cores que remetem mais à calmaria e a sentimentos de tranquilidade.
Muitos odontopediatras acabam investindo na mistura de cores ou, até mesmo, em pinturas nas paredes, para proporcionar ambientes mais lúdicos e alegres, inspirando tranquilidade entre as crianças. Já para quem atende um público variado, que inclui jovens, adultos e idosos, por exemplo, o mais indicado é adotar cores neutras e tons mais claros.
Otimizando espaços
Mesmo em consultórios pequenos, o espaço pode ser bem aproveitado e transmitir a sensação de ser bem maior do que realmente é. Por exemplo, o uso de espelhos e menos divisórias costumam dar a sensação de amplitude.
Além disso, móveis planejados ajudam a aproveitar o espaço da melhor forma e permitir que o consultório fique ainda mais aconchegante.
Foco na iluminação
Em um consultório odontológico, uma boa iluminação deve começar pela sala de espera e tem como objetivo criar um ambiente de relaxamento e aconchego. Pode ser interessante, portanto, apostar em uma composição levemente amarelada. E as luminárias de parede são excelentes para causar a “sensação de casa” na clínica e iluminar com mais intensidade pontos específicos do ambiente.
E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.