Vantagens do contrato de trabalho intermitente em clínicas odontológicas
Trabalho de acordo com a demanda – com a possibilidade do trabalho intermitente, você tem mais flexibilidade para contratar funcionários, porque eles serão chamados à medida que houver necessidade do serviço. Mais oferta de serviços para os clientes – seu consultório ou clínica odontológica pode se tornar mais versátil com profissionais de diferentes especialidades sob contrato de trabalho intermitente. Você pode determinar a frequência deles conforme for necessário. Por exemplo, uma ou duas vezes na semana.Atenção:
- O trabalho intermitente também é uma opção para outros serviços que não precisam ser em tempo integral. Como no caso de um consultório pequeno, onde não seja necessário alguém para limpeza ou atendimento a todo momento.
Atenção:
- É permitido acrescentar até duas horas na jornada diária de oito horas. Ir além disto pode gerar multa aplicada pelo Ministério do Trabalho.
Como fazer o contrato de trabalho intermitente?
Para garantir os direitos e obrigações entre contratante e contratado, é importante observar algumas questões:- Contrato e carteira de trabalho
- Informações sobre a prestação de serviço
- Local ou locais onde o trabalho deve ser realizado;
- Turnos de trabalho;
- Meios de comunicação para chamar o funcionário;
- Reparação em caso de cancelamento de serviços previamente agendados.
- Prestação do serviço
- Remuneração
Atenção:
- O funcionário não pode receber menos do que os colegas que exercem a mesma função;
- No entanto, a clínica pode pagar um valor maior ao trabalhador intermitente em comparação com o salário dos funcionários fixos;
- É importante também definir local e prazo para o pagamento.
- Férias
- Encargos sociais
Exatamente como é feito em relação aos demais funcionários, a contribuição previdenciária e o FGTS de quem faz trabalho intermitente devem ser recolhidos mensalmente pela clínica odontológica.
Veja, na íntegra, a lei que estabelece o trabalho intermitente.