Algumas pessoas, ao iniciarem o curso de Odontologia já têm em mente sobre a área na qual desejam se especializar. Por outro lado, há quem não tem a mínima ideia e faz essa descoberta ao longo dos semestres. Este é, sem dúvida, um momento cheio de dúvidas e preocupações, mas sempre agradável e emocionante. Convidamos o Dr. Fábio Bezerra, PhD em Biotecnologia, Mestre em Periodontia e Diretor Global de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System, para dar dicas sobre como escolher a sua especialidade odontológica.
Afinal, por que fazer uma especialização?
Escolher uma especialidade odontológica faz parte do processo contínuo de aprimoramento como Dentista. Este é o momento de definir um norte para sua atuação, mas não só: a especialização, ao enriquecer o currículo, também pode proporcionar uma carreira mais promissora, já que especialistas têm mais oportunidades.
Atualmente, no Brasil, existem mais de vinte especialidades odontológicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), como Odontopediatria, Dentística, Endodontia, Implantodontia e Estomatologia, entre muitas outras.
Para começar, conheça a fundo cada especialidade
O primeiro e mais importante passo é conhecer em profundidade as diferentes áreas da Odontologia. Para isso, vale a pena trocar ideias com professores, participar de grupos de estudos e fazer estágios, que fazem com que você sinta, na prática, como é a atuação em determinada área. Buscar atividades extracurriculares que proporcionem uma experiência de trabalho com o público também é enriquecedor.
Lembre-se: sua escolha final será mais assertiva se você tiver o máximo de informações possíveis!
Paixão e afinidade
Todo profissional busca ser bem sucedido no trabalho e ganhar bem, mas vale lembrar que a paixão e o encantamento pelo que se faz devem vir antes dos lucros. Afinal, quem trabalha feliz e engajado tem chances mais elevadas de conquistar o sucesso em termos financeiros. Portanto, entender em que áreas suas habilidades podem ser melhor aproveitadas é um dos passos fundamentais para uma carreira vencedora.
Se você tem afinidade com crianças, a Odontopediatria, que abrange os cuidados preventivos e terapêuticos com a saúde bucal infantil, pode ser uma boa área a se seguir.
Já a Implantodontia, por exemplo, é riquíssima e abrangente, pois alcança uma série de técnicas odontológicas e cirúrgicas, para trazer resultados estéticos e funcionais capazes de transformar vidas com a restauração de sorrisos.
A Ortodontia, por sua vez, corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares. É uma das especialidades mais populares da Odontologia. E não é de se admirar! Afinal, muitas pessoas acabam precisando usar aparelhos em algum momento da vida.
Conheça as particularidades do mercado
Na hora de escolher uma área, é importante levar em conta as demandas da sua região. Existem serviços que ainda não são ofertados na sua localidade? Também é interessante pensar nos movimentos da sociedade como um todo. Por exemplo: com a elevação da expectativa de vida em nível global, haverá, naturalmente, um aumento na procura por implantes dentários. Isso faz da Implantodontia uma boa especialização, concorda?
E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da Odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório.