1. Introdução
Há alguns anos, existia um tabu em se falar de marketing na área da saúde. Investir nele era considerado uma “mercantilização” da profissão, levantando dúvidas sobre os aspectos ético e legal da prática. Hoje em dia, no entanto, temos uma visão muito diferente, em especial do marketing odontológico: cada vez mais compreendemos que ele pode ser benéfico tanto para o dentista quanto para o paciente. O próprio termo evoluiu nos últimos anos, contrastando com o conceito, já menos utilizado, de propaganda. O marketing odontológico tem o objetivo de aproximar o dentista do paciente, sanando dúvidas e esclarecendo sobre a odontologia. Ele funciona como a ponte que conecta o profissional e o cliente, em uma relação saudável, mútua e transparente. A seguir, você esclarecerá as suas principais dúvidas sobre esse assunto. Falaremos sobre as melhores práticas nessa área, suas peculiaridades, a adequação à legislação e os erros mais comuns que devem ser evitados. Quer saber mais? Então confira, a seguir, o guia completo sobre marketing odontológico! [rock-convert-cta id=”7188″]2. Quais são os benefícios do marketing odontológico?
Em 2010, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil abrigava o maior número de dentistas no mundo: quase 1 a cada 5 dentistas no globo terrestre estava no território brasileiro. Desses, mais de 60% atua no mercado privado, em consultórios ou clínicas particulares. Os motivos desse crescimento são vários, passando pela inserção em políticas públicas e fundação de novas universidades. Mas o importante, para o profissional que já está inserido no mercado de trabalho, é outro aspecto: as consequências dessa saturação do mercado são a maior concorrência e a necessidade de se diferenciar para conquistar o paciente. É exatamente nessa demanda que o marketing odontológico atua. Com ele, o dentista elabora estratégias atualizadas e baseadas em dados concretos, para atrair mais pacientes para o seu consultório. A publicidade também é um método de fidelizar clientes, diminuindo a evasão e mantendo o fluxo constante na clínica. Outra vantagem do marketing odontológico é a propagação do nome do dentista dentro do próprio meio profissional. Sendo reconhecido como uma referência no setor, é maior a chance de ele ser referenciado por colegas e avançar na carreira. Se você acompanha as redes sociais, certamente conhece alguns dentistas de destaque que investem nessa ferramenta — e colhem seus frutos. Por último, mas não menos importante, o marketing odontológico também beneficia diretamente o paciente. Por este meio, ele conhece melhor o profissional que o atenderá e se empodera cada vez mais no acompanhamento. Afinal, ele constrói uma ideia do dentista antes mesmo de entrar no consultório e tem a oportunidade de escolher o que melhor se encaixa em suas necessidades.3. Como fazer marketing odontológico de forma ética e dentro da lei?
O documento que regula os direitos e deveres em relação ao marketing odontológico é o Código de Ética Odontológica. Com este código, o CFO almeja tornar a propaganda na área mais transparente, objetivo e responsivo aos princípios éticos que sustentam a profissão. No geral, as normas exigem a confiabilidade das informações oferecidas, além do respeito à prática baseada em evidências e aos colegas profissionais. Dentre as práticas passíveis de punição, estão:- cartões de descontos, configurando concorrência desleal;
- crítica a técnicas utilizadas por outros dentistas ou profissionais da saúde;
- menção a especialidades que o profissional não tenha;
- oferecer prêmios ou brindes;
- informar dados de pacientes;
- divulgar preço e formas de tratamento;
- imagens de “antes e depois”.
4. Quais as melhores estratégias de marketing odontológico?
Como mencionamos, o marketing odontológico vem passando por profundas modificações nos últimos anos. Por isso, é importante que você se atente às estratégias que vêm gerando mais resultados e planeje com antecedência o processo. Confira, a seguir, as 4 melhores estratégias para realizá-lo com sucesso!4.1. Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um ramo do marketing digital. Ele é composto por uma teoria de fluxo dos clientes em potencial dentro da estrutura: inicialmente, o profissional sana as principais dúvidas que o paciente tem sobre a área de odontologia. Isso faz com que veja no dentista um profissional de referência, conferindo valor ao consultório. Esse interesse inicial pelo dentista é fundamental para que o paciente o procure quando estiver necessitando. Além disso, você também dá a chance de outros profissionais da área conhecerem você e divulgarem o seu trabalho. A maior dúvida em relação ao marketing de conteúdo é em relação à gratuidade do conteúdo disponibilizado. Embora você invista tempo e recursos no início, certamente isso se converterá em retorno financeiro no futuro. Para constatar isso, basta procurar nas redes sociais: existe uma grande quantidade de profissionais que já fazem uso do método e se beneficiam desta ferramenta.4.2. Foque no seu público-alvo
Toda publicidade necessita de foco no cliente. Com o marketing odontológico não é diferente. Lembre-se que os jargões utilizados em publicações científicas e congressos na área estão longe dos utilizados pelos seus pacientes no dia a dia. Por isso, tenha sempre em mente quem estará em contato com o seu material. Antes de começar a produzir conteúdo, pergunte-se quais são as principais demandas de seus pacientes. Uma dica, nesse sentido, é avaliar quais são as maiores queixas que levam seus atuais pacientes ao consultório. Você pode sanar dúvidas básicas a respeito delas, atraindo pacientes com o mesmo perfil daqueles que você já tem.4.3. Participe de eventos
Diferentemente do que se pode pensar, a disseminação da sua marca não é realizada apenas diretamente ao paciente. Você também pode atrair clientes para a sua clínica indiretamente, por meio de indicações de seus colegas. Suponha que você seja um implantodontista, por exemplo. Colegas de outras áreas que recebem pacientes que necessitam de seus serviços podem indicar profissionais de confiança para você. Por isso, é necessário ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Alguns dos melhores lugares para fazer esse networking são os eventos de odontologia. Congressos, simpósios, encontros e exposições entram nessa categoria. Eles concentram um grande número de profissionais da área, de modo que você poderá fazer vários contatos em um mesmo dia. Além disso, dentistas que frequentam a eventos científicos são vistos como bons profissionais, que se atualizam constantemente.4.4. Crie parcerias entre consultórios
Se a indicação unilateral é benéfica à sua clínica, os acordos bilaterais também podem ser. É esse o princípio das parcerias: você indica seu colega para determinados serviços e ele também recomenda você. É uma maneira simples e prática de abranger um número maior de pacientes e melhorar a sua reputação na área. Aqui, a dica é sempre se atentar à qualidade dos profissionais com quem você realiza a parceria. Quando você indica outro dentista, está colocando seu nome e reputação atrelados a ele. Caso o serviço deixe a desejar, seu paciente pode desconfiar de suas indicações e se afastar de seu consultório.5. Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico?
Há alguns anos, os meios preferidos para o marketing odontológico eram os físicos: dentistas colocavam seus consultórios em revistas, outdoors e cartões. Atualmente, cada vez mais são utilizadas as mídias sociais para veicular os materiais publicitários. Isso significa que não é necessário investimento? Muito pelo contrário. Expressar seu nome ou sua marca em um produto é sempre uma aposta. Caso a estratégia dê certo, você atrai mais pacientes e melhora a sua imagem. No entanto, se der errado, você corre o risco de perder credibilidade e até afastar os pacientes que já acompanham você. Por isso, é importante planejar com antecedência como você realizará todo o processo. Antes de começar, responda a algumas perguntas fundamentais, como:- qual será o veículo do seu material?
- quais características da sua personalidade devem estar traduzidas na identidade visual?
- quem será responsável por alimentar o marketing de conteúdo?
- qual o cronograma de atividades e postagens?
- qual região você pretende abranger?