Eis que chegamos à mais nova era de consumidores, conhecidos como 5.0. Você já tinha ouvido falar desse termo? É importante que todo Dentista empreendedor esteja atento ao assunto, para que consiga definir estratégias mais assertivas de encantamento do público.
Qual é a origem do consumidor 5.0?
Este consumidor ultracontemporâneo surgiu em função das recentes mudanças tecnológicas no mercado e com o crescimento dos millennials (nascidos entre 1991 e 1996) e da geração Z (nascidos entre 1997 e 2010), que têm hábitos de compra e consumo bastante particulares.
Mas afinal, quais são as características do consumidor 5.0?
Basicamente, é um indivíduo que transita por diferentes canais de comunicação. É antenado, superconectado nas redes sociais e, ao mesmo tempo, valoriza (e muito) as opiniões, sejam de familiares, amigos ou reviews de influenciadores. Ou seja, é praticamente um nativo digital, muito ligado à tecnologia, mas dá atenção primordial à humanização e ao respeito às diferenças, considerando relevantes questões sociais e ambientais.
Olha só: um recente estudo do Instituto Nielsen aponta que 92% dos consumidores no mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar perante qualquer outra forma de propaganda, seguidos por 70% que acreditam nas opiniões de quaisquer outras pessoas no ambiente virtual.
Para eles, a qualidade do produto e o preço justo são importantes, mas o que realmente priorizam é a personalização e um toque único em cada interação. Em função disso, as empresas estão, cada vez mais, investindo em estratégias omnichannel, que têm como base a convergência, ou seja, a concentração de todos os canais utilizados pela organização.
Com isso, fica cada vez mais tênue a linha entre o mundo digital e o offline, com a crescente integração de lojas físicas, virtuais e compradores, para experiências completas em todas as plataformas.
Por que é importante entender os padrões de consumo 5.0?
Simplesmente porque o comportamento do consumidor deve estar sempre no radar de toda e qualquer empresa que deseja se manter atualizada e se destacar frente à concorrência. Afinal, conforme os hábitos dos Clientes mudam, é preciso adaptar serviços e estratégias de marketing e atendimento, para se adequar às novas necessidades do público-alvo.
Mais do que isso, a conectividade digital, a sustentabilidade, a busca por experiências personalizadas e o empoderamento do consumidor estão criando uma nova forma de consumo. Portanto, ao priorizar a tecnologia, a sustentabilidade, a inovação e a personalização, a empresa estará pronta para atender às demandas do Consumidor 5.0 e se destacar no mercado em constante transformação.
5 estratégias vencedoras para encantar o consumidor 5.0
Como disse certa vez Philip Kotler, o “guru” do marketing: “um dos clichês mais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre atendendo à expectativa dos Clientes. Atender às expectativas do Cliente irá apenas satisfazer os Clientes; excedê-las irá encantá-los.”
Atualize as estratégias de marketing
Como esses consumidores são heavy users de internet, marcar presença no universo online é essencial para as empresas. A chave para ganhar o coração desse consumidor está na personalização e, nesse sentido, as mensagens trabalhadas na comunicação devem estar alinhadas às necessidades do público, bem como estabelecer uma conexão emocional, com base na transparência e no respeito. Além disso, a marca deve prezar por um posicionamento claro, autêntico e demonstrar comprometimento com questões sociais e ambientais, como diversidade e ESG.
Ofereça experiências diferenciadas e humanizadas
A experiência do Cliente é crucial na era do consumo 5.0. É preciso que a empresa esteja disponível em todos os canais de comunicação, procurando sempre entender os valores, anseios e necessidades do Cliente. Além disso, vale ter em mente que esse público busca por experiências continuamente positivas. Então, as páginas nas redes precisam ser interativas e divertidas, oferecendo informações relevantes e entretenimento. Quando ele chega ao consultório, quer ser surpreendido pelo atendimento acolhedor, prezando sempre pela boa experiência. O segredo aqui é a equipe priorizar sempre o diálogo e a empatia nas interações com o Cliente.
Adote um posicionamento claro
O Consumidor 5.0 não suporta ambiguidades, empresas que ficam em cima do muro. Esses indivíduos prezam por marcas autênticas e com valores estabelecidos, por isso é essencial que a empresa, por menor que seja, tenha propósito e princípios bem definidos, que sejam comunicados na identidade visual da marca e em todas as suas ações.
Isso ajuda a conferir credibilidade e na identificação do público-alvo com a marca.
Aposte em sustentabilidade e consciência social
O Consumidor 5.0 valoriza a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas. Isso porque ele está mais consciente dos impactos ambientais e sociais dos produtos e serviços que consome, priorizando marcas comprometidas com práticas sustentáveis.
Utilize os recursos tecnológicos
Os Consumidores 5.0 adoram usar novas tecnologias e costumam dar preferência às marcas antenadas. Por isso, investir na digitalização do negócio é uma ótima aposta. Ferramentas como chatbots, assistentes virtuais e inteligência artificial possibilitam a personalização das experiências e devem ser amplamente utilizadas.
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