Seu consultório odontológico está em funcionamento há pouco tempo ou já tem anos de tradição? Seja qual for sua realidade, você sempre vai precisar de novos Pacientes para garantir a sustentabilidade do negócio. Por isso mesmo, as dicas de marketing para clínica odontológica são fundamentais!
Tenha em mente que, simplesmente colocar seu nome no mundo nem sempre funciona. A executiva Thaísa Passos, Gerente de Marketing Global da S.I.N. Implant System, reforça que o marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades dos Clientes. Nesse sentido, seu maior objetivo deve ser mostrar aos seus Pacientes o quanto você se importa com eles.
Já deu para notar que melhorar a sua estratégia de marketing é uma das formas mais assertivas de impulsionar o crescimento da clínica, concorda? Mas não só: um bom marketing atrai novos Clientes, mas também fideliza os já existentes.
Thaísa Passos indica, a seguir, 9 dicas de marketing odontológico altamente eficazes.
Use o WhatsApp a seu favor
Por sua elevada popularidade – sendo, inclusive, o aplicativo mais acessado pelos brasileiros e que está presente na tela inicial de 54% dos smartphones (segundo a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”), o WhatsApp é um meio de comunicação indispensável para todos os Dentistas. Além de usar a ferramenta para marcar consultas, é importante entender outras funções que o app oferece e que podem trazer resultados positivos para seu consultório. Aliás, temos um post totalmente dedicado a ensinar como tirar o máximo proveito dos recursos do app, confira clicando aqui.
Envie lembretes para seus Pacientes
A Odontologia preventiva é essencial para manter a saúde da boca, porém muitas pessoas têm a rotina atribulada e acabam esquecendo de marcar suas visitas periódicas ao Dentista. Com o uso de softwares de gestão odontológica, é possível ter um controle sobre a última vez em que o Paciente foi à clínica e, desta maneira, é possível lembrá-lo sobre a necessidade de agendamento de uma nova consulta.
Crie um perfil para sua clínica no Google Meu Negócio
Um dos primeiros passos para a promoção do consultório é ter um perfil da clínica no Google Meu Negócio. Isso vai dar aos Pacientes em potencial uma visão geral das informações de que eles precisam para marcar uma consulta.
O horário de funcionamento, endereço e telefones de contato devem estar atualizados. Vale também adicionar fotos da clínica e da entrada do prédio e manter ativa a seção de comentários. Tem mais: segundo Thaísa, é importante usar palavras-chave na sua descrição, pensando nos termos que as pessoas costumam pesquisar quando estão procurando por uma clínica odontológica na sua cidade ou região.
Mas não só: o perfil no Google Meu Negócio ajuda a segmentar o público de interesse. Isso porque, quando alguém pesquisa por um consultório odontológico em sua área, a ferramenta fornece uma lista de todas as clínicas nas imediações. Detalhe: as avaliações de Clientes ajudam muito a converter novas prospecções. Vale pedir uma forcinha para quem já frequenta sua clínica!
Invista nas pesquisas de satisfação
Thaísa destaca que o marketing é tudo aquilo que se faz para entender seus Clientes, por isso o feedback deles é uma das ferramentas mais valiosas no universo do marketing. E são elas que vão dar subsídio para o Dentista realizar mudanças e melhorias em seu fluxo diário. Para ajudar você nessa missão, disponibilizamos um post sobre esse assunto, confira clicando aqui.
Faça um site atraente
Um website é a base de todo seu esforço de marketing digital. É preciso que o site do seu consultório seja acessível, envolvente e fácil de usar. Além disso, lembre-se de que as pessoas fazem, em sua maioria, pesquisas em seus smartphones, portanto, seu site também precisa ser compatível com dispositivos móveis. Informações como telefones, localização, horário de funcionamento e uma guia dos principais serviços são fundamentais. Ah, e ter um botão que direcione para o whatsapp da clínica é algo simples que facilita muito o contato do Paciente! Faça essa aposta.
Leve a sério o marketing nas redes sociais
A presença nas mídias sociais traz novos Clientes para quase todos os negócios, e isso inclui consultórios odontológicos! Pense em seus serviços e quais as plataformas que funcionam melhor para você. Facebook e Instagram, em geral, funcionam bem para nosso segmento. Segundo Thaísa, a finalidade do marketing é chamar a atenção dos Clientes e criar valor para ambas as partes, tanto para a empresa quanto para o consumidor, por isso vale publicar imagens didáticas, infográficos, estatísticas e conteúdos em torno das principais dúvidas dos Pacientes. Lembre-se: o engajamento orgânico vem com o tempo. Mas, se você deseja acelerar o processo, pode executar campanhas de marketing segmentadas pagas nas redes. Elaboramos um miniguia sobre redes sociais na Odontologia, confira clicando aqui.
Crie um blog para a sua clínica
As postagens de blog que oferecem conteúdos sobre saúde bucal são uma ótima maneira de direcionar o tráfego para o site do consultório odontológico. Isso, por sua vez, ajuda a converter visitantes casuais em novos Pacientes! Acima de tudo, os conteúdos devem ser relevantes, informativos, educativos e divertidos. Que tal pensar neles como um reflexo fiel das principais dúvidas do público? A regularidade nas postagens conta muito para o sucesso dessa ferramenta. Então tenha um cronograma bem definido! Algumas inspirações para posts são:
- “Como a menopausa afeta a boca?”
- “Diabéticos e hipertensos podem colocar implantes dentários?”
- “Como prevenir e tratar a perda dentária na terceira idade”
- “Coisas que você precisa saber antes da cirurgia de implantes dentários”
O universo de ideias é infinito, vale usar e abusar da criatividade.
Tenha sempre cartões de visita
Esse é um instrumento poderoso que não deve ser negligenciado. Diariamente, as pessoas são bombardeadas pelo marketing online e distribuir cartões de visita dá a elas um objeto físico para focar. Vale apostar em um design diferenciado, que transmita os valores da sua clínica. Isso vai causar uma boa impressão e destacar suas práticas odontológicas. Existem opções que disponibilizam espaços para a secretária anotar a data da próxima consulta (e elas acabam tendo ainda mais utilidade)!
Que tal distribuir brindes?
Em seu curso no Implantat, Thaísa Passos destaca que cerca de 20% de todos os Dentistas do mundo se encontram no Brasil, e somos o país com o maior número de Dentistas do mundo! Por isso, você precisa, cada vez mais, se diferenciar para atrair novos Clientes. E, aqui, vale apostar em itens promocionais, para maximizar os esforços de marketing. Afinal, todo mundo gosta de ser presenteado, concorda? A sensação do Paciente ao receber um brinde da clínica será de encantamento. Mas precisa ser algo que tenha utilidade, como uma escova personalizada com seu logotipo, um kit com creme e fio dental, um chaveiro ou até mesmo um livro de colorir em torno de temas odontológicos para as crianças.
Para mais conteúdo em torno do assunto, confira o curso Marketing Odontológico, com Thaísa Passos, Gerente de Marketing Global da S.I.N. Implant System. É gratuito e está disponível no Implantat, hábitat educacional da S.I.N.
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