Marketing e Comunicação

5 dicas para falar de resultados com o paciente!

5 dicas para falar de resultados com o paciente!

Como acontece em todos os tratamentos, é comum que a pessoa, quando decide fazer um implante, chegue ao consultório odontológico cheio de dúvidas. Por isso, é fundamental que o dentista conheça boas dicas para falar de resultados com o paciente.

Nessas horas, uma postura de empatia e acolhimento é fundamental para se estabelecer uma relação de confiança, que deixe o cliente mais seguro quanto aos resultados esperados.

Para dicas espertas, convidamos o dr. Roberto Pessoa, Implantodontista e embaixador da S.I.N. Implant System.

1. Dicas para falar de resultados: Seja sempre realista e tenha clareza nas explicações.

Acima de tudo, o implantodontista não deve fazer promessas, pois cada organismo é único e, portanto, os resultados diferem entre os pacientes.

A boa notícia é que as chances de sucesso do tratamento com implantes são muito elevadas, em torno de 98%, conforme comprovado por diversos estudos científicos. Ainda assim, cabe ao dentista traçar um quadro completo de todas as possibilidades, pois a máxima previsibilidade é sempre bem-vinda, concorda?

Vale frisar, porém, que os efeitos adversos são bem raros! Essa informação vai deixar o paciente mais animado.

Tem mais: o dr. Pessoa recomenda, entre as dicas para falar de resultados com o paciente, que se tenha cautela na hora de prometer um tratamento com carga imediata. Isso porque mesmo dentistas experientes e superpreparados só podem ter certeza desta possibilidade após o travamento do implante.

2. Fale sobre o tratamento com o máximo de detalhes.

Acho que já deu para entender que quando pensamos em saúde, quanto mais informação, melhor. Ou seja, explicar em detalhes o procedimento é algo que dá ao paciente a chance de tirar o máximo de dúvidas e, ainda, acalmar os ânimos, deixando a pessoa mais segura e confiante. Vale mostrar imagens, vídeos e gráficos de passo a passo, explicando de maneira minuciosa todo o processo. Ah, e não é bom minimizar os riscos que envolvem o procedimento… apesar de raros, eles existem e a pessoa precisa ter total ciência sobre esses aspectos.

Outro passo fundamental na implantodontia são as radiografias odontológicas. Elas fazem com que o dentista tire importantes conclusões sobre os caminhos do tratamento, bem como avalie a necessidade de procedimentos prévios, como  a resolução de doenças periodontais, a realização de enxertos ósseos, entre outros. O paciente pode fazer perguntas sobre estas radiografias e vale destacar que elas não são invasivas nem trazem qualquer tipo de incômodo. 

É recomendável também que o dentista oriente o paciente a assinar um “Termo de Livre Consentimento Esclarecido”, em que a pessoa declara ter conhecimento de todas as variáveis do tratamento.

3. Nas dicas para falar de resultados não pode faltar o gerenciamento das expectativas.

Por seu alto potencial de mudar vidas, com a melhora da mastigação e da autoestima, os pacientes costumam ter expectativas elevadas com relação aos resultados do tratamento com implantes dentários. E isso é natural, concorda? Cabe ao dentista, porém, entender o grau de complexidade de cada caso e ajustar as expectativas do paciente, para que não haja frustrações.

Aqui, vale também deixar claro que apesar do implante ter a possibilidade de durar a vida inteira, é preciso que o paciente esteja sempre atento à higienização bucal e às visitas regulares ao dentista, para a detecção de eventuais problemas ainda em fase inicial.

4. Fale sobre os materiais que você utiliza.

A tecnologia na implantodontia avança a passos largos, o que favorece os mais diversos casos, desde os mais simples até os mais complexos.

Por isso, vale ressaltar para o paciente as tecnologias dos materiais utilizados, como, por exemplo, os implantes do catálogo S.I.N. com tratamento de Superfície Plus, pois aceleram a osseointegração dos implantes. Eles contribuem para taxas de sucesso elevadíssimas na reabilitação cirúrgica e protética!

5. Tenha uma relação de proximidade com o paciente.

Independentemente do tempo de duração do tratamento, é importante que o dentista esteja disponível para esclarecer todas as dúvidas que o paciente possa ter durante o processo, mantendo uma postura acessível na hora de prestar assistência, inclusive no pós-operatório. Tem mais: esse contato também é importante no sentido de ajudar a identificar eventuais fatores que possam comprometer o resultado final. Ou seja, tem um grande impacto para um tratamento bem-sucedido! Agora que você já conhece as principais dicas para falar de resultados com o paciente, se sente mais seguro? Conta pra gente!

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.


Outras publicações