O indicador de posição é um instrumento pequeno e aparentemente simples, mas, durante a cirurgia de implante dentário, é ele que ajuda o Dentista a constatar detalhes milimétricos capazes de fazer grande diferença no procedimento.
Para entender melhor como usar essa ferramenta, convidamos o Dr. Fernando Hayashi, Doutor em Periodontia pela USP, professor titular de Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System.
Entenda para que serve o indicador de posição
O indicador de posição é uma ferramenta utilizada para confirmar se as perfurações feitas durante a cirurgia de implante estão na direção correta, para o implante ser, então, posicionado. O instrumento também evita o risco de que o Dentista instale o implante em uma área onde o osso poderia se desgastar mais do que o necessário.
Essa pequena peça é também muito útil para verificar se eventuais correções precisarão ser feitas para que o implante respeite a quantidade de osso.
Como sabemos, o implante é instalado em uma cavidade feita através do uso de uma sequência de fresas com diâmetros crescentes. O Dentista realiza isso por dois motivos: para evitar o aquecimento no osso e para permitir a correção do local.
O direcionamento da perfuração, antes que se chegue a um diâmetro de perfuração onde não é mais possível modificar a cavidade, pois esta ficaria larga demais, prejudicando a estabilização do implante.
O indicador de posição é colocado exatamente entre as fresas, e ele ajuda o Dentista a certificar-se de que cada fresagem está na direção correta.
Dica de ouro do especialista
Além de ajudar a alinhar bem as perfurações durante a sequência de fresagem, os indicadores de posição também têm uma função que pouca gente se atenta. A peça tem um lado mais fino e um lado mais grosso, certo?
Agora anota aí: o segredo está no meio!
Como indica o Dr. Hayashi, o meio do indicador de posição normalmente tem o tamanho da plataforma protética do implante. Então, quando o Dentista utiliza a fresa 2.0 ou 3.0 e coloca o indicador de posição, se visualizar por oclusal poderá verificar não somente se o implante vai ficar vestibularizado, lingualizado, pra mesial ou pra distal, mas o que vai ficar bem evidente é se a sua plataforma está centralizada no osso.
Com isso, já dá para saber se há quantidade de osso suficiente e avaliar a ancoragem necessária logo ao utilizar as fresas. Também é possível verificar se será preciso utilizar um expansor ou corrigir a perfuração para que o implante fique totalmente circundado por osso.
Por que utilizar o indicador de posição?
O Dentista garante que, ao fazer uso deste instrumento, ele instala o implante na posição mais favorável, prevenindo problemas no pós-operatório da cirurgia de implantes.
E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.