Anota aí: o marketing odontológico é essencial para o sucesso do consultório. Se você está no início de sua prática, ele vai ajudar a trazer Pacientes. Se já tiver algum tempo de estrada, vai ajudar não somente a atrair novos Clientes, mas também a fortalecer os laços com aqueles já existentes.
Para ajudar você a definir a verba de marketing do seu negócio, consultamos o Dr. Paco Fazito, Especialista em Endodontia, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System.
Antes de tudo, tenha seus custos totais planilhados
Primeiramente, é essencial que o Dentista tenha uma ideia precisa sobre seus gastos e o faturamento da clínica para, então, definir o quanto deve ser reservado para os investimentos em marketing. Por isso, é fundamental elaborar um plano de negócios, assim que você decide abrir seu negócio.
Nesse percurso, pode ser interessante contar com a ajuda de um contador ou com softwares de gestão como o Dental Office e o Simples Dental, que facilitam muito o dia a dia, e de fácil utilização.
Dessa forma, será possível criar estratégias para precificação dos serviços e reduzir custos sempre que for necessário. E, assim, definir com precisão a verba que será destinada para as ações de marketing.
Em síntese, ter total controle financeiro sobre seu negócio é importantíssimo e os investimentos em propaganda devem compor esse todo.
Conheça seu público
Conhecer bem seu público-alvo é o primeiro passo para pensar nas estratégias que poderão causar maior impacto e atrair Pacientes para a clínica.
Você deve levar em conta aspectos como:
- Quais serviços o público local mais precisa?
- Qual a faixa etária que desejo atingir?
- Qual é o poder aquisitivo dos Clientes alvo?
Essas são algumas das questões mais relevantes nesta esfera e suas respostas ajudam a compor a persona (consumidor ideal) da sua clínica.
Agora, é hora de escolher as melhores ferramentas
Com o público-alvo definido, dá para utilizar as ações de marketing que serão mais interessantes do ponto de vista mercadológico. Em alguns locais, por exemplo, nas cidades do interior, a panfletagem é uma ótima forma de divulgação. Os outdoors também costumam funcionar muito bem nessas localidades. Obviamente, o marketing digital é, hoje, um dos mais eficientes meios de divulgação.
Sua clínica deve ter visibilidade nas plataformas de mídias sociais, no Google Meu Negócio e diretórios locais e também ter um website atualizado e responsivo. No entanto, não esqueça: atrair Pacientes é apenas metade da batalha vencida. Na era digital, quando os Pacientes têm muitas opções à disposição, você deve continuar a competir mesmo depois de adquirir novos Clientes. É aí que entra a excelência no atendimento e outros diferenciais da sua clínica, como ambiente acolhedor e aconchegante, facilidades no pagamento, etc.
Se você está com a agenda muito apertada, talvez seja interessante contar com o apoio de uma agência de marketing, que vai desenvolver estratégias para sua presença digital. Esses profissionais também podem criar e gerenciar campanhas de tráfego pago nas redes, ajudando na captação de possíveis Clientes. Ah, o bom e velho cartão de visita continua super válido, viu! Tem que ter.
Por fim, não se esqueça do poder do boca a boca
Você está no mundo digital, faz panfletagem, investe em outdoors…até aí, beleza, mas é importante lembrar que uma das formas mais poderosas de divulgação na Odontologia é o famoso boca a boca. Por isso a experiência do Paciente deve ser sempre prioridade, afinal, um Cliente satisfeito é sempre uma fonte espontânea de propaganda para sua clínica.
Vale também cultivar estratégias para trazer o público para perto! Tudo começa com um atendimento empático por parte da equipe da recepção. Um chá ou uma água saborizada nunca são demais e agradam a todos, assim como a TV na sala de espera.
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