Marketing e Comunicação

Marketing odontológico: as melhores estratégias para definir sua verba

Marketing odontológico: as melhores estratégias para definir sua verba

Anota aí: o marketing odontológico é essencial para o sucesso do consultório. Se você está no início de sua prática, ele vai ajudar a trazer Pacientes. Se já tiver algum tempo de estrada, vai ajudar não somente a atrair novos Clientes, mas também a fortalecer os laços com aqueles  já existentes. 

Para ajudar você a definir a verba de marketing do seu negócio, consultamos o  Dr. Paco Fazito, Especialista em Endodontia, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System.

Antes de tudo, tenha seus custos totais planilhados 

Primeiramente, é essencial que o Dentista tenha uma ideia precisa sobre seus gastos e o faturamento da clínica para, então, definir o quanto deve ser reservado para os investimentos em marketing. Por isso, é fundamental elaborar um plano de negócios, assim que você decide abrir seu negócio.

Nesse percurso, pode ser interessante contar com a ajuda de um contador ou com softwares de gestão como o Dental Office e o Simples Dental, que facilitam muito o dia a dia, e de fácil utilização.

Dessa forma, será possível criar estratégias para precificação dos serviços e reduzir custos sempre que for necessário. E, assim, definir com precisão a verba que será destinada para as ações de marketing. 

Em síntese, ter total controle financeiro sobre seu negócio é importantíssimo e os investimentos em propaganda devem compor esse todo. 

Conheça seu público

Conhecer bem seu público-alvo é o primeiro passo para pensar nas estratégias que poderão causar maior impacto e atrair Pacientes para a clínica.

Você deve levar em conta aspectos como:

Essas são algumas das questões mais relevantes nesta esfera e suas respostas ajudam a compor a persona (consumidor ideal) da sua clínica.

Agora, é hora de escolher as melhores ferramentas 

Com o público-alvo definido, dá para utilizar as ações de marketing que serão mais interessantes do ponto de vista mercadológico. Em alguns locais, por exemplo, nas cidades do interior, a panfletagem é uma ótima forma de divulgação. Os outdoors também costumam funcionar muito bem nessas localidades. Obviamente, o marketing digital é, hoje, um dos mais eficientes meios de divulgação. 

Sua clínica deve ter visibilidade nas plataformas de mídias sociais, no Google Meu Negócio e diretórios locais e também ter um website atualizado e responsivo. No entanto, não esqueça: atrair Pacientes é apenas metade da batalha vencida. Na era digital, quando os Pacientes têm muitas opções à disposição, você deve continuar a competir mesmo depois de adquirir novos Clientes. É aí que entra a excelência no atendimento e outros diferenciais da sua clínica, como ambiente acolhedor e aconchegante, facilidades no pagamento, etc.

Se você está com a agenda muito apertada, talvez seja interessante contar com o apoio de uma agência de marketing, que vai desenvolver estratégias para sua presença digital. Esses profissionais também podem criar e gerenciar campanhas de tráfego pago nas redes, ajudando na captação de possíveis Clientes. Ah, o bom e velho cartão de visita continua super válido, viu! Tem que ter. 

Por fim, não se esqueça do poder do boca a boca

Você está no mundo digital, faz panfletagem, investe em outdoors…até aí, beleza, mas é importante lembrar que uma das formas mais poderosas de divulgação na Odontologia é o famoso boca a boca. Por isso a experiência do Paciente deve ser sempre prioridade, afinal, um Cliente satisfeito é sempre uma fonte espontânea de propaganda para sua clínica.

Vale também cultivar estratégias para trazer o público para perto! Tudo começa com um atendimento empático por parte da equipe da recepção. Um chá ou uma água saborizada nunca são demais e agradam a todos, assim como a TV na sala de espera.


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