UCLA, Mini Abutment ou Abutment cônico? Entenda as diferenças entre eles e faça sua escolha!
Vamos combinar: um dos grandes desafios na execução das reabilitações dentárias com implantes é escolher os componentes protéticos que se ajustem de forma precisa sobre os implantes! Afinal, nosso maior objetivo é que os abutments tenham um ajuste perfeito, evitando forças tensionais que possam causar eventuais complicações nos procedimentos.
Por vezes, o Dentista tem que ponderar entre a UCLA, Mini Abutment ou Abutment cônico quando a escolha é pelas próteses parafusadas. Mas deixa que a gente te ajuda nessa!
Convidamos a Dra. Cindy Dodo, especialista em Implantodontia e Doutora em Reabilitação Oral, embaixadora da S.I.N. Implant System.
Antes de tudo, vale lembrar…
No processo de seleção dos abutments, é preciso levar em conta alguns aspectos:
- Se as próteses são cimentadas ou parafusadas;
- Qual é a inclinação do implante;
- Profundidade e espessura gengival;
- Espaço protético;
- Previsão quanto à higienização e à estética;
UCLA: aplicabilidade clínica ampliada
O abutment UCLA (Universal Cast to Long Abutment) é um cilindro de plástico calcinável que, depois de fundido, conecta-se diretamente sobre a plataforma do implante.
Seu baixo custo aliado ao fato de se adequar em situações em que há distância interoclusal limitada e distância interproximal pequena entre os implantes são alguns dos pontos altos deste abutment.
É indicado tanto para casos unitários como para casos múltiplos.
No entanto, seu uso deve ser avaliado de forma bastante minuciosa, pois existem estudos que relacionam este abutment a índices maiores de desajustes, afrouxamento e/ou fratura do parafuso, quando utilizado erroneamente de forma universal.
Abutment cônico
Indicado para próteses múltiplas ou unitárias, requer um limite mínimo interoclusal de 7 mm. O cilindro que se coloca sobre o pilar cônico pode ser com ou sem hexágono (rotacional ou antirrotacional).
Por bastante tempo, foi a única opção de intermediário protético para casos unitários parafusados e, como para utilização o espaço interoclusal mínimo é grande, por vezes a única opção acabava sendo utilizar a UCLA.
Atualmente, dá para utilizar o Abutment multifuncional, que demanda 5,5 mm de espaço interoclusal. Ou seja, é possível obter os benefícios do intermediário protético para proteção do sistema, com uma demanda de menor espaço para a reabilitação.
Mini Abutment
Indicado para próteses múltiplas, requer um limite mínimo interoclusal de 4,5 mm. O cilindro não tem hexágono (rotacional). Tem uso consagrado em protocolos superiores e inferiores, permitindo o uso de peças retas e anguladas, o que é importante para posicionar a saída do parafuso fora de uma área estética.
É muito utilizado em próteses do tipo protocolo, mas também pode ser utilizado em próteses múltiplas no geral. Tem o potencial de romper as tensões entre a prótese e o implante, sendo o intermediário ideal para uso em próteses múltiplas parafusadas.
Para uma imersão mais aprofundada, confira os cursos “Componentes Protéticos” com o Dr. Luiz Nantes e “Soluções protéticas” com a Dra. Cindy Dodo, ambos gratuitos e disponíveis no Implantat, hábitat educacional da S.I.N. Implant System.
E aí, gostou deste artigo? Então já compartilha com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da Odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo de sucesso no seu dia a dia no consultório.