Não é segredo que uma das chaves para o sucesso nos negócios é saber precificar serviços. E isso vale também para a prosperidade do seu consultório odontológico!
Portanto, ao pensar nos preços, o dentista deve considerar alguns fatores-chave, incluindo o valor da hora de serviço, a margem de lucro, entre outros.
Para adentrar esse universo, contamos com a ajuda do dr. Paco Fazito, especialista em Endodontia, mestre em Administração de Empresas e embaixador da S.I.N. Implant System.
Hora clínica: o ponto de partida para precificar serviços no consultório odontológico.
É comum entre profissionais da saúde o cálculo da hora clínica, para entender qual é o preço mínimo a ser cobrado pela hora trabalhada, independentemente do procedimento.
Pode parecer complexo, mas é muito simples fazer esse cálculo: é preciso apenas somar as despesas fixas do consultório e dividir o montante pelas horas trabalhadas.
Dentro das despesas fixas, devem estar incluídos gastos com luz, água, internet, impostos, aluguel e salário dos colaboradores. Segundo o dr. Paco, este cálculo é essencial para que o dentista não tenha prejuízos.
Um exemplo: se você tem gastos mensais que somam R$ 6 mil e trabalha 120 horas por mês, sua hora clínica vai ser de 50 reais.
Estabelecendo o preço dos procedimentos.
Agora que você já sabe como calcular a hora clínica, dá para atribuir preços para cada procedimento. Para fazer esse cálculo, é necessário saber que o mínimo a ser cobrado deve ser equivalente ao tempo que o procedimento requer multiplicado pelo valor da sua hora clínica. É preciso adicionar também o valor dos materiais que serão utilizados (custo variável de cada procedimento).
Encontre seu ponto de equilíbrio.
Entenda seu custo de materiais, colaboradores, aluguel, pagamentos de empréstimos e tudo mais que o consultório odontológico demanda para descobrir seu ponto de equilíbrio.
Em seguida, é preciso considerar qual a margem de lucro desejada. Defina sua meta e considere isso em seus custos. Ou seja, este aporte deverá compor o valor dos procedimentos. É recomendável que o dentista faça uma planilha de todos os custos mensais, que podem incluir os seguintes itens (mas não somente eles!):
- Mão de obra envolvida em cada tratamento;
- Custos associados a empréstimo de dinheiro.
- Seu salário como proprietário e/ou gerente do negócio.
- Um retorno sobre o capital que você e quaisquer outros proprietários ou acionistas investiram.
- Capital para expansão futura.
A soma destes itens vai dar uma boa ideia da receita bruta necessária para garantir a cobertura de todas as despesas. Isso ajudará você na hora de precificar serviços no consultório odontológico.
Defina sua margem de lucro.
Agora, pensando no lucro, entenda que ele é, basicamente, a diferença entre o faturamento total obtido com os serviços prestados (consultas, cirurgias, etc.) e as despesas para execução do trabalho. Nesse ponto, é interessante contar com a ajuda de um consultor financeiro. Existem diferenças entre o lucro bruto e líquido e é este último que dita o quanto realmente sobra de cada serviço realizado.
Sabia que este é um indicador da rentabilidade do negócio e permite que o dentista administre de maneira realista suas finanças? Acima de tudo, a saúde financeira do consultório está diretamente ligada à margem de lucro. Por isso, fique atento a este ponto!
“Não basta olhar o faturamento, é preciso ter uma visão apurada sobre cada número do negócio, antes de tomar qualquer decisão que envolva dinheiro”, alerta o dr. Paco.
Aposte em uma gestão eficaz.
Uma gestão cuidadosa do consultório impacta diretamente sua saúde financeira. Isso porque, quando existe planejamento e organização, é possível, por exemplo, estimar o volume de materiais que serão utilizados em cada procedimento.
Esse tipo de controle é essencial para que o dentista tenha uma boa noção dos custos de cada tratamento. Além disso, ajuda na manutenção de uma margem de lucro fixa.
Outro benefício da gestão eficiente é que o dentista consegue prestar mais atenção às taxas do cartão de crédito, por exemplo, contabilizando os procedimentos que podem levar mais tempo para serem pagos.
Ou seja, desenvolver um olhar minucioso sobre cada processo é importante para gerir o fluxo de caixa e entender a melhor forma de facilitar os pagamentos, seja oferecendo parcelamentos ou um bom desconto nos acertos à vista.
Aprenda sobre empreendedorismo, marketing a ainda mais sobre como precificar serviços no consultório odontológico.
O dr. Paco Fazito lembra que precificar serviços no consultório odontológico é apenas um dos pontos, entre vários outros, que podem contribuir para o sucesso da clínica. São muitos os aspectos que devem ser ponderados e analisados, desde uma organização mais eficiente até técnicas de marketing que ajudam na conquista de novos clientes e fidelização dos já existentes.
Por isso, o especialista recomenda que o dentista faça uma imersão em temas ligados ao universo do empreendedorismo, a fim de garantir uma maior profissionalização do consultório.
Inclusive, para ajudar você, dentista, nessa trajetória, a S.I.N. disponibiliza gratuitamente no Implantat, seu hábitat educacional, um curso sobre Marketing Odontológico. O curso é ministrado por Thaísa Passos, gerente global de marketing da empresa. Entre os vários temas abordados, no módulo 4, “Mix de Marketing”, Thaísa explica em detalhes o que é e como precificar corretamente os seus serviços! Confira:
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E lembre-se, ao finalizar os cursos do Implantat você conquista seu certificado gratuitamente!
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