Basicamente, a identidade visual é como você molda a percepção do público, criando impressões por meio dos elementos visíveis da sua marca.
A gente bem sabe que as imagens são uma forma poderosíssima de comunicação, não é mesmo? Elas impactam nossas emoções e, portanto, são mais persuasivas.
Mas com um grande poder de comunicação vem também uma grande responsabilidade: você deve ser cuidadoso para transmitir as mensagens que deseja!
Para garantir que seus recursos visuais estejam se comunicando da maneira que deveriam, criamos este miniguia para você. Acompanhe:
Para começar, o que é identidade visual do consultório?
É o conjunto de elementos que refletem uma empresa ou serviço, incluindo: logotipo, cores, slogan, tipografias e ilustrações, por exemplo.
Estes recursos compõem o planejamento de marketing do seu negócio e são fundamentais na criação de uma marca memorável.
Esteja alinhado.
Antes de tudo, pare e pense: o que pretendo transmitir com minha marca? O impacto visual precisa estar 100% alinhado com a proposta da clínica e seu público-alvo.
Portanto, o conceito é simples, mas colocá-lo em prática requer um estudo detalhado e certeiro, que evidencie os seus objetivos com o público logo à primeira vista, ou seja, que leve em conta as especificidades do negócio.
Desenvolva um logotipo exclusivo.
O logotipo deve passar uma boa noção de quem é você! Pense nele com todo carinho, mas aposte na simplicidade, para que seja facilmente lembrado.
Crie um slogan…
…que comunique exatamente o que você oferece. Ele deve ser cativante e sucinto, e trazer em poucas palavras o que diferencia seu consultório da concorrência.
Nunca duvide do poder das cores!
Não há como contestar o impacto psicológico das cores. Elas têm significado histórico e cultural e provocam respostas emocionais, bem como influenciam comportamentos.
Combinações tranquilas e relaxantes são conhecidas por produzir uma atmosfera alegre. Já tons brilhantes e ousados provavelmente aumentarão o nível de ansiedade do paciente. O uso adequado da cor no consultório pode melhorar a eficiência e aliviar a fadiga, sabia?
Mas como saber qual a melhor para seu negócio? Bom, a intuição própria é um excelente ponto de partida, assim como a opinião de seus colaboradores e outros profissionais. Vale também pesquisar o potencial das cores (e suas combinações!) com especialistas.
Seja consistente em todas as plataformas.
Certifique-se de que sua identidade visual seja uniforme em seu site, páginas de mídia social e todos os materiais de marketing.
Atenção especial às imagens.
Anota aí: as imagens que você usa em seu site e outros materiais de marketing precisam ser consistentes não apenas com seu esquema de cores, mas também com a cultura da sua empresa. Caso contrário, você terá uma desconexão com seu público.
Ah, se precisar dos serviços de um fotógrafo profissional, certifique-se de que ele esteja familiarizado com sua marca.
Busque diferenciação.
Algumas marcas estão tão presentes na cabeça das pessoas que só de bater o olho em um logo ou em um conjunto de cores, já ocorre uma associação imediata!
Uma marca que se diferencia das demais costuma estar mais presente no imaginário dos clientes e normalmente isso pesa na hora de fechar serviços… mas, ao comparar a identidade visual de diferentes clínicas odontológicas, é comum que existam semelhanças nos logos e na paleta de cores escolhidas.
Portanto, é importante ter em mente a identidade de outros consultórios e reconhecer algumas tendências, mas sem seguir modismos.
Acima de tudo, vale pensar em tudo que seu negócio tem de especial e adicionar um toque único à construção da sua marca.
Consistência: mais uma chave para o sucesso.
Para ser facilmente identificada pelo público, sua marca tem que se manter dentro de uma mesma essência.
É claro que podem acontecer pequenas mudanças e adaptações com o tempo, mas é importante que as raízes não se percam. Por isso, apostar em um manual de identidade de marca pode gerar bons resultados.
Esse tipo de documento reúne padrões e orientações que vão nortear todas as ações de marketing, ajudando a manter os padrões de identidade visual bem estabelecidos.
O conhecimento nunca acaba!
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