O papel do dentista vai muito além de cuidar da saúde bucal, pois o sorriso é fundamental na autoestima do paciente e também interfere nas relações interpessoais. Afinal, ele contribui para a pessoa sentir-se confiante e ajuda a transmitir uma primeira impressão positiva. Leia mais para entender como todo o processo de trabalho do dentista ajuda a melhorar a autoestima do paciente.
Problemas bucais que afetam a autoestima do paciente
Os problemas relacionados à saúde bucal podem mexer com a qualidade de vida do paciente de maneiras diferentes – atrapalhar a mastigação, causar dores no rosto, como no caso do bruxismo, e até afetar a autoestima e a confiança do paciente. Seja qual for a situação, o papel do dentista é entender o problema, indicar o tratamento adequado e saber alinhar as expectativas do paciente com os resultados que podem ser atingidos.
Como exercer o papel do dentista e melhorar a autoestima do paciente?
Veja como o dentista pode atuar para buscar a excelência no atendimento e ajudar a melhorar a autoestima do seu paciente:
Atualize-se – ter conhecimento das técnicas mais modernas permite um atendimento diferenciado, com resultados melhores, mais naturais e, às vezes, mais rápidos. Implantes, restaurações e reposicionamento de mandíbula, por exemplo, parecem ser apenas procedimentos estéticos, mas aperfeiçoam a saúde bucal e trazem uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Materiais de qualidade – resinas e porcelanas, por exemplo, são semelhantes aos dentes naturais. Tornam as próteses mais leves, resistentes e com aspecto mais natural. Por isto, esteja sempre cercado de materiais de qualidade. O papel do dentista é explorar diversas possibilidades para proporcionar ao paciente um sorriso alinhado, simétrico e harmônico, do jeito que ele sempre quis.
Entenda seu paciente – o mais importante para melhorar a autoestima do seu paciente é entender quais são os problemas e desejos dele. Após definir o tratamento, você precisa passar segurança ao explicar todas as etapas, assim como o resultado final, para que não haja nenhum tipo de frustração e o paciente possa confiar em você.
Previsão de resultados – procure mostrar ao paciente procedimentos anteriores para exemplificar as mudanças que podem ocorrer tanto no sorriso alinhado, como na estrutura da face, suporte de lábio e auxílio na simetria do rosto. As restaurações provisórias também são uma boa opção. Um provisório bem-feito, polido e da cor adequada, pode dar ao paciente a ideia do resultado final, melhorar a autoestima dele e motivá-lo para terminar o tratamento.