Trabalho voluntário em odontologia para fazer o bem e espalhar sorrisos
Atualmente, existem cerca de 270 mil dentistas formados no Brasil. Ainda assim, cerca de 11% da população do país nunca foi ao dentista. Principalmente devido à dificuldade de acesso da população com menos recursos a dentistas e programas de saúde bucal. O trabalho voluntário na área de saúde bucal no País é uma das formas de mudar este cenário. Continue a leitura para saber como como é possível ser um dentista voluntário.
Como ser um dentista voluntário
Para fazer trabalho voluntário em odontologia, o profissional pode optar por atuar individualmente ou filiar-se a alguma instituição que realize projetos na área. Além de ajudar pessoas que não teriam acesso normalmente a serviços odontológicos, ao fazer voluntariado, o dentista pode aprimorar as habilidades técnicas e adquirir um conhecimento maior sobre as questões de saúde bucal das regiões que atende. Você pode tornar-se um dentista voluntário de algumas formas, tais como:Visitas em escolas públicas – você pode, por exemplo, oferecer seus conhecimentos profissionais para escolas públicas na forma de palestras sobre higiene e saúde bucal, ensinando coisas que as pessoas devem fazer no dia a dia.
Procedimentos de baixo custo – outra forma de fazer trabalho voluntário individualmente, é oferecer consultas e procedimentos odontológicos gratuitos ou em preços acessíveis para pessoas de comunidades carentes. Pense em reservar um tempo para isso durante a semana no seu consultório ou clínica odontológica.
ONGs que aceitam dentistas voluntários
Algumas ONGs e instituições fazem projetos por todo o Brasil e até em países com pouco acesso a serviços de odontologia. Elas também podem ser ajudadas com a doação de produtos usados no tratamento odontológico. Conheça algumas ONGs com projetos voltados para o trabalho voluntário em odontologia:Por1Sorriso – a instituição atua em comunidades carentes e com pouco acesso à assistência odontológica, como populações ribeirinhas e indígenas, quilombolas, moradores do sertão nordestino, povoados em condição de miséria no continente africano e comunidades urbanas carentes.
Amigos do Bem – o grupo leva às famílias do sertão nordestino além de roupas e alimentos, um atendimento médico e odontológico. Possui inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Veja também